terça-feira, 12 de março de 2013

O que cai no exame da UERJ?


Esta é uma pergunta que muitos estudantes que pretendem a UERJ fazem. Para tentar responder, fiz uma avaliação de 324 questões de múltipla escolha da UERJ, entre os anos de 1997 e 2013 (deixei de fora as provas específicas, da segunda fase), sem diferenciar aqui Geografia do Brasil e Mundo, e o resultado foi o seguinte:

Questões envolvendo a Geografia Econômica são as campeãs, num total de 128 entre as 324 objetivas avaliadas. Muitas com conteúdos da História. Destas 128, 51 eram especificamente de Política Econômica (Política de preços e salários no Brasil, planos econômicos, Sistemas Econômicos, Revoluções Produtivas, Incentivos Fiscais etc). Outras 33 eram de Geografia Agrária, 17 de Geografia das Indústrias, 11 de Energias, 10 sobre o Setor Terciário (temas como transportes, comunicações, turismo etc), 6 de Comércio Exterior e 1 de Extrativismo. Atenção, não tentem somar estes números isolados pra chegar ao número final total, pois uma mesma questão pode ter sido contabilizada duas vezes, como de Indústrias e Energias, ou ainda Urbana e População, ou seja, envolviam mais de um assunto.

Logo depois, o que mais apareciam eram as questões de Geografia Humana, 110 questões, envolvendo principalmente População (74 no total) e Urbanização (40 no total).

As questões de Geopolítica contadas foram 57, envolvendo diversos países ou regiões planetárias. Essa "Geopolítica" envolvia China, Europa, Índia, EUA, Oriente Médio e tal.

Entre as 26 questões da Geografia Física, apareceram 12 de Climatologia, 9 de Cartografia (podendo ser consideradas à parte), 7 de Astronomia (idem), 7 de Relevo, 5 de Vegetação e 4 de Hidrografia.  É aquilo, não cai muito, mas cai. Não priorize a Geografia Física, mas tem que estudar sim!

As questões envolvendo Meio Ambiente totalizaram 19 nas minhas anotações.

As de Geografia Regional, 14 no total. Poderiam ser somadas às 57 consideradas como Geopolítica, pois também tratavam da Geografia do Mundo.

Também apareceram questões difíceis para eu enquadrar, que chamei de temáticas, envolvendo conceitos importantes para o estudo da Geografia (não deixe de compreender conceitos como Região, Território, Estado-Nação, Identidade e Alteridade, Cultura, Etnia, Espaço Geográfico e Lugar); e outras, falando de Terceiro-mundismo, de GPS, do papel da ONU no mundo, uma geleia geral.

Bem, isso aí é a parte da Geografia...não esqueçam também dos assuntos da Química, Física, História, Matemática, Línguas e tudo mais que faz parte da vida de um estudante do Ensino Médio. Lembrando W. Blake, A abelha atarefada não tem tempo para tristezas. Sorria e estude, e/ou vice-versaDepois, na faculdade, tudo vai melhorar consideravelmente!!


(Marcelus Silveira)



2 comentários:

Aron Rodrigues disse...

Muito obrigado por compartilhar sua pesquisa.
Estou indo agora mesmo estudar tais tópicos.

TERRAVISTA - MARCELUS SILVEIRA disse...

Legal, Aron. Coloquei os Conteúdos 2014 para quem ainda não viu, ok? Abraço, Marcelus.