domingo, 8 de julho de 2012

Geografia do Petróleo

Novas Tendências do Petróleo
(Prof. Marcelus Silveira)
Até os anos 60, as maiores companhias de exploração de petróleo eram privadas e naturais de países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Holanda. Elas organizavam um Cartel e comandavam os preços do petróleo mundial. Era o tempo das Sete Irmãs - assim eram chamadas as empresas que controlavam a exploração do petróleo mundial. Eram elas: a Royal Dutch Shell (ou simplesmente Shell), a APOC (atual BP), a Esso (atual Exxon Mobil), a SOCONY (Mobil), a ChevronTexaco, a SOCAL e a GULF Oil.
Em 1960, os principais países produtores de petróleo – Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kwait e Venezuela  – criaram a OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A intenção era clara. Exercer maior controle sobre a produção e os preços desta energia vital às economias mais industrializadas. Apesar de não ter o mesmo poder de antes, pela ascensão de novos produtores e por tomadas de decisão isoladas de alguns de seus membros, a OPEP continua controlando cerca de 40% de toda a produção mundial. 
Atualmente, o setor de petróleo é dominado por empresas estatais de países como a Rússia, a Venezuela, o Brasil, a China e a Arábia Saudita. Segundo matéria recente do jornal NY Times, 77% do petróleo mundial são explorados por empresas públicas ou de capital misto. E essa tendência deverá se manter, pois as reservas de petróleo dos países desenvolvidos estão se esgotando e as novas descobertas de óleo tem ocorrido principalmente em países como Venezuela, Brasil, Rússia e Nigéria.
Essa transferência da produção de petróleo para países emergentes tem aspectos positivos, como os ganhos de capital. Mas não podemos esquecer que a indústria de extração e beneficiamento de petróleo é uma das mais poluentes. Em termos ambientais, nós brasileiros precisamos ter todo o cuidado para que o desenvolvimento econômico venha combinado com a preocupação e o respeito com a sustentabilidade.

Nenhum comentário: