quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sírios refugiados no Brasil

Brasil se oferecerá para receber maior número refugiados sírios

O Ministério da Justiça se colocou à disposição do governo da Alemanha e da União Européia para receber mais refugiados sírios.
A negociação, ainda embrionária, não deve ser finalizada antes do fim deste ano, na avaliação do ministro da Justiça, Eugênio Aragão.
Procurado, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse não ter recebido a proposta brasileira.
A ideia, segundo o governo brasileiro, é formular um projeto que impulsione a ampliação do fluxo de refugiados daquele país.
"Em dois anos, recebemos 2.200 sírios. É pouco", disse, lembrando o fluxo para a Alemanha —o país recebeu 1,2 milhão de refugiados, sobretudo sírios, em 2015.
"Dessa forma, poderemos nos tornar um player internacional na crise do Oriente Médio, tendo protagonismo global. Além disso, vamos adquirir conhecimento sobre como lidar com fluxos migratórios", justificou Aragão.

Karime Xavier/Folhapress
SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -17 /03/16 -19 :00h -Abertura do festival sul-americano de cultura árabe na assembleia legislativa do Estado. Avó refugiada da Síria, cuida do neto Carlos Salim nascido no Brasil, 2 meses. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***ESPECIAL ÁRABE
A palestina vinda da Síria Mona Hammad,com o neto brasileiro Carlos Mhanna, de dois meses, em março
O ministro diz ter a anuência da presidente Dilma Rousseff para intensificar as negociações. De acordo com ele, o Brasil pleiteará uma apoio financeiro internacional para receber os estrangeiros. Os recursos seriam investidos em ações de infraestrutura compatíveis com o fluxo migratório.
Outro ponto considerado importante para que as conversas avancem é a possibilidade de caber ao Estado brasileiro a triagem dos refugiados que desembarcarem em território nacional. Com isso, o governo poderá analisar os perfis que melhor se encaixariam no Brasil.
Aragão aponta as cidades de médio porte do interior de São Paulo e do Paraná como regiões favoráveis à recepção desses estrangeiros. "Trata-se de uma hipótese porque, obviamente, teremos que conversar com os Estados e municípios antes de definirmos isso", ponderou Aragão.
A agência da ONU para refugiados registrou mais de 4,8 milhões de refugiados sírios que fugiram do país devido à guerra civil, que já completou cinco anos. A União Europeia, destino de boa parte dos migrantes, fechou recentemente um acordo com a Turquia para tentar conter o fluxo migratório para o continente europeu. 
Fonte: Folha / UOL

Nenhum comentário: